- Apresentação dos participantes na formação;
- Breve apresentação do Plano da Ação (incluindo os objetivos da mesma);
- Discussão da avaliação dos formandos envolvidos na ação;
- Discussão dos motivos subjacentes à necessidade do uso de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas nas aulas de Física e Química.
- O papel do Youtube na aquisição de competências digitais.
- Pesquisa de canais no Youtube sobre ensino de manuseamento de Excel, Tinkercad, e IA generativa de apoio ao ensino.
- Operações básicas no uso de folhas de cálculo para registo e tratamento de dados em atividades experimentais e laboratoriais – (escrita de fórmulas, construção de tabelas, formatação de texto e apresentação de regressões).
- Construção de uma folha de cálculo aplicável à recolha e tratamento de dados de uma atividade laboratorial de uma das disciplinas da área da Física e/ou Química
- O Tinkercad como elemento de suporte à aprendizagem:
- Desenho digital 3d na construção de modelos à escala
- Construção e simulação de circuitos elétricos
- Construção de um modelo usando o Tinkercad
- O uso de ferramentas de IA Generativa como elementos de suporte ao ensino da Física e da Química.
- Exploração de diversas ferramentas de IA Generativa passíveis de facilitar atividade docente
- Elaboração de documentos de suporte ao ensino usando IA Generativa.
- Desenvolvimento de materiais/planificações de atividades que constituam trabalho de avaliação.
- Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados na 5ª sessão.
- Preenchimento de um questionário que se destina a avaliar a formação.
Formador: Vítor Madeira de Matos