Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
26
OUT

2024
Horário
Pós-Laboral Alargado
Duração
25 horas
Local de Formação
Online
Preço
10,00€
Vagas
0 Vagas
Tipo de Formação
Formação Online
Informação sobre a edição do curso (sem inscrições abertas) Ferramentas digitais facilitadoras do processo ensino-aprendizagem na Física e na Química
Horário
Pós-Laboral Alargado
Início
26/10/2024
Fim
23/11/2024
Sigla
SPZC_A73VM
Datas de Realização

 

Data

Dia da Semana

Horário

Modalidade

Duração

26/10/2024

sábado

09:30-12:30

Síncrona

03:00

26/10/2024

sábado

14:00-17:00

Síncrona

03:00

28/10/2024

segunda

18:30-19:30

Assíncrona

01:00

30/10/2024

quarta

18:30-20:30

Assíncrona

02:00

04/11/2024

segunda

18:30-20:30

Síncrona

02:00

06/11/2024

quarta

18:30-20:30

Assíncrona

02:00

16/11/2024

sábado

08:30-11:30

Síncrona

03:00

16/11/2024

sábado

11:30-12:30

Assíncrona

01:00

18/11/2024

segunda

18:30-20:30

Assíncrona

02:00

20/11/2024

quarta

18:30-20:30

Assíncrona

02:00

23/11/2024

sábado

09:00-13:00

Síncrona

04:00

 

 

Condições de Inscrição

  • Associados/as SPZC.
  • Por ordem de inscrição para as vagas abertas.
  • Custo Administrativo de € 10 por formando a pagar na inscrição.
  • O pagamento é feito durante a inscrição exclusivamente por referência bancária (MultiBanco).
  • Inscrições online na página cf.spzc.pt / link divulgado via email.

Objetivos

 Destinatários:

  • Professores do Grupo 510 - Física e Química.
    • Releva para efeitos de progressão em carreira.
    • Releva para efeitos de progressão em carreira na dimensão científica e pedagógica.

Conteúdos Programáticos

  • Apresentação dos participantes na formação;
  • Breve apresentação do Plano da Ação (incluindo os objetivos da mesma);
  • Discussão da avaliação dos formandos envolvidos na ação;
  • Discussão dos motivos subjacentes à necessidade do uso de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas nas aulas de Física e Química.
  • O papel do Youtube na aquisição de competências digitais.
  • Pesquisa de canais no Youtube sobre ensino de manuseamento de Excel, Tinkercad, e IA generativa de apoio ao ensino.
  • Operações básicas no uso de folhas de cálculo para registo e tratamento de dados em atividades experimentais e laboratoriais – (escrita de fórmulas, construção de tabelas, formatação de texto e apresentação de regressões).
  • Construção de uma folha de cálculo aplicável à recolha e tratamento de dados de uma atividade laboratorial de uma das disciplinas da área da Física e/ou Química
  • O Tinkercad como elemento de suporte à aprendizagem:
  • Desenho digital 3d na construção de modelos à escala
  • Construção e simulação de circuitos elétricos
  • Construção de um modelo usando o Tinkercad
  • O uso de ferramentas de IA Generativa como elementos de suporte ao ensino da Física e da Química.
  • Exploração de diversas ferramentas de IA Generativa passíveis de facilitar atividade docente
  • Elaboração de documentos de suporte ao ensino usando IA Generativa.
  • Desenvolvimento de materiais/planificações de atividades que constituam trabalho de avaliação.
  • Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados na 5ª sessão.
  • Preenchimento de um questionário que se destina a avaliar a formação.

Formador:  Vítor Madeira de Matos

Avaliação

  • Avaliação final de 1 a 10, em conformidade com a Carta Circular CCPFC.3/2007.