Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
6
FEV

2025
Horário
Pós-laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
Online
Preço
10,00€
Vagas
0 Vagas
Tipo de Formação
Formação Online
Informação sobre a edição do curso (sem inscrições abertas) Alertas para um Desenvolvimento Sustentável - propostas em sala de aula numa perspetiva CTS –A (Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente)
Horário
Pós-laboral
Início
06/02/2025
Fim
18/03/2025
Sigla
SPZC_A85CC
Local de Formação
Online

-
Apresentação

Condições de Inscrição

  • Associado/a SPZC.
  • Por ordem de inscrição e pagamento para as vagas abertas.
  • É obrigatório ter conta GMAIL, a colocar na ficha de inscrição, para a realização dos trabalhos desta ação de formação. Se não tem conta gmail deve providenciar a sua criação, para poder ser aceite a sua inscrição.
  • Custo Administrativo de € 10 por formando a pagar na inscrição.
  • O pagamento é feito durante a inscrição exclusivamente por referência bancária (MultiBanco).
  • Inscrições online na página cf.spzc.pt / link divulgado via email.

Objetivos

CURSO DE FORMAÇÃO


DESTINATÁRIOS: 

Professores dos grupos 100 e 110

  • releva para efeitos de progressão em carreira
  • releva na dimensão científica e pedagógica

Conteúdos Programáticos

Alertas para um Desenvolvimento Sustentável - propostas em sala de aula numa perspetiva CTS –A (Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente


  • Refletir sobre as novas orientações esboçadas nos novos documentos orientadores, nomeadamente Dec. Lei 55/2018 e documentos curriculares de referência (Aprendizagens essenciais; Programa de Estudo do Meio do Ensino Básico do 1ºCEB), enfatizando as relações existentes entre Ciência e Tecnologia com a Sociedade e Ambiente.
  • Analisar os pressupostos teóricos e abordagens curriculares de cariz CTS; Movimento CTS – (A); Educação CTS; Educação em ciências para todos; Literacia Científica/pensamento crítico; Espaço de Educação não formal.
  • Abordar de mapas conceptuais e sua aplicabilidade nas ciências.
  • Explorar várias estratégias educativas: CA’s – Conceções alternativas; Concept Cartoons Science e Bookfloor – recursos potenciadores de pensamento crítico e literacia científica.
  • Relacionar a Educação CTS com o Meio Ambiente: Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Temáticas relacionadas com a Energia Sustentável; Mobilidade Sustentável; água e alterações climáticas.

Formadora: Carina Emanuel Mendes Centeno

Avaliação

  • Avaliação final de 1 a 10, em conformidade com a Carta Circular CCPFC.3/2007.