Alertas para um Desenvolvimento Sustentável - propostas em sala de aula numa perspetiva CTS –A (Ciência-Tecnologia-Sociedade e Ambiente
- Refletir sobre as novas orientações esboçadas nos novos documentos orientadores, nomeadamente Dec. Lei 55/2018 e documentos curriculares de referência (Aprendizagens essenciais; Programa de Estudo do Meio do Ensino Básico do 1ºCEB), enfatizando as relações existentes entre Ciência e Tecnologia com a Sociedade e Ambiente.
- Analisar os pressupostos teóricos e abordagens curriculares de cariz CTS; Movimento CTS – (A); Educação CTS; Educação em ciências para todos; Literacia Científica/pensamento crítico; Espaço de Educação não formal.
- Abordar de mapas conceptuais e sua aplicabilidade nas ciências.
- Explorar várias estratégias educativas: CA’s – Conceções alternativas; Concept Cartoons Science e Bookfloor – recursos potenciadores de pensamento crítico e literacia científica.
- Relacionar a Educação CTS com o Meio Ambiente: Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Temáticas relacionadas com a Energia Sustentável; Mobilidade Sustentável; água e alterações climáticas.
Formadora: Carina Emanuel Mendes Centeno