Apresentação e enquadramento
- Apresentação dos participantes (formandos/formador) e enquadramento da ação;
- Apresentação e partilha de experiências, por parte dos formandos, de ferramentas digitais utilizadas na sua prática pedagógica;
- Discussão sobre as potencialidades educativas das tecnologias digitais no contexto de ensino e de aprendizagem;
- Consciencializar para a importância do trabalho colaborativo na construção de aprendizagens com recurso a ambientes de aprendizagem;
- Uso do email – definições e personalização;
- Registo no Padlet – Formatação e publicação de um post de apresentação.
Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação
- Apresentação e exploração de plataformas na integração das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem (Google Classroom, Zoom, Padlet), com combinação de várias ferramentas digitais.
Criação de recursos didáticos
- Criar e planificar uma atividade ou recurso, utilizando as tecnologias digitais para aplicação em contexto de sala de aula;
- Editor gráfico – Canva;
- Apresentações Interativas (Nearpod; Genially);
- Avaliação online (Kahoot; Google Forms);
Avaliação da formação
- Apresentação dos trabalhos;
- Balanço da formação;
- Reflexão final sobre a ação de formação.
Formador: Filipe Manuel da Conceição Franco