Autonomia e Flexibilidade Curricular
• Apresentação formadora/formandos;
• Calendarização da ação de formação;
• Enquadramento da ação de formação;
• Objetivos da ação de formação;
• Metodologias da ação de formação;
• Documentos/textos a analisar;
• Trabalhos a realizar;
• Condições de frequência da ação;
• Avaliação da formação;
• Avaliação dos formandos.
• Autonomia e Flexibilidade Curricular;
• Perfl dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
• Aprendizagens Essenciais.
• Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania;
• Domínio de Autonomia Curricular (DAC);
• Trabalho colaborativo e trabalho cooperativo.
• Trabalhos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar;
• Dinâmicas/abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos;
• Avaliação das aprendizagens no contexto do trabalho cooperativo.
• Diferenciação pedagógica e Inclusão;
• Desenho Universal para a Aprendizagem.
• Potencialidades e desafos no âmbito do trabalho cooperativo;
• Difculdades no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular;
• Práticas pedagógicas;
• Sucesso escolar;
• Desenvolvimento profssional docente.
• Produção de planifcações sobre o DAC em grupos.
• Apresentação, comentários, troca de ideias e experiências;
• Aperfeiçoamento dos trabalhos apresentados pelos formandos.
FORMADORA: Anabela Caudina da Cruz de Almeida da Costa