Motivação, Disciplina e Avaliação Formativa na sala de aula
Módulo I – A Motivação em contexto de educação formal
1.Apresentação dos intervenientes na ação, dos objetivos, metodologias, materiais, resultados a alcançar, avaliação e calendarização; Exploração de alguma documentação e materiais de apoio
2. A Motivação: uma abordagem teórica.
2.1. Definição de motivação.
2.2. Principais teorias motivacionais que fundamentam o comportamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
2.3. Como aplicar essas teorias, no contexto de educação formal para estimular o interesse dos alunos
Módulo II – Estratégias de motivação educacional na sala de aula
1. Estratégias que fomentam a motivação para aprender.
2. Estratégias de ensino que revelaram maiores efeitos no desempenho escolar dos alunos.
3. Métodos de ensino eficazes: Instrução Direta, Ensino Explícito ou Ativo.
Módulo III – Disciplina na sala de aula: estratégias eficazes
1. Determinação de objetivos de aprendizagem e expectativas claras.
2. A importância da comunicação eficaz das regras.
3. Estratégias de gestão de comportamento para promover um ambiente disciplinado e positivo.
Módulo IV – Avaliação Formativa: conceção e práticas
1. Questões e respostas sobre a avaliação.
2. Técnicas de avaliação formativa integradas.
3. Estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para envolver os alunos no processo de avaliação.
Módulo V – Integração da Motivação, Avaliação e Disciplina na prática letiva e atividades
1. Planificação de um Projeto para Integração da Motivação, Avaliação e Disciplina na prática letiva e atividades.
2. Apresentação e partilha dos projetos.
FORMADORA: Leonor dos Santos Custódio Gonçalves