Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
8
FEV

2025
Horário
Pós-laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
Online
Preço
10,00€
Vagas
0 Vagas
Tipo de Formação
Formação Online
Informação sobre a edição do curso (sem inscrições abertas) Motivação, Disciplina e Avaliação Formativa na sala de aula
Início
08/02/2025
Fim
29/03/2025
Sigla
SPZC_A88LG
Local de Formação
Online

-
Apresentação

Condições de Inscrição

  • Associado/a SPZC.
  • Por ordem de inscrição e pagamento para as vagas abertas.
  • É obrigatório ter conta GMAIL, a colocar na ficha de inscrição, para a realização dos trabalhos desta ação de formação. Se não tem conta gmail deve providenciar a sua criação, para poder ser aceite a sua inscrição.
  • Custo Administrativo de € 10 por formando a pagar na inscrição.
  • O pagamento é feito durante a inscrição exclusivamente por referência bancária (MultiBanco).
  • Inscrições online na página cf.spzc.pt / link divulgado via email.

Objetivos

CURSO DE FORMAÇÃO


DESTINATÁRIOS: 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

  • releva para efeitos de progressão em carreira
  • não releva na dimensão científica e pedagógica

Conteúdos Programáticos

Motivação, Disciplina e Avaliação Formativa na sala de aula

Módulo I – A Motivação em contexto de educação formal
1.Apresentação dos intervenientes na ação, dos objetivos, metodologias, materiais, resultados a alcançar, avaliação e calendarização; Exploração de alguma documentação e materiais de apoio 
2. A Motivação: uma abordagem teórica.
 2.1. Definição de motivação.
 2.2. Principais teorias motivacionais que fundamentam o comportamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
 2.3. Como aplicar essas teorias, no contexto de educação formal para estimular o interesse dos alunos 

Módulo II – Estratégias de motivação educacional na sala de aula
1. Estratégias que fomentam a motivação para aprender.
2. Estratégias de ensino que revelaram maiores efeitos no desempenho escolar dos alunos.
3. Métodos de ensino eficazes: Instrução Direta, Ensino Explícito ou Ativo. 

Módulo III – Disciplina na sala de aula: estratégias eficazes
1. Determinação de objetivos de aprendizagem e expectativas claras.
2. A importância da comunicação eficaz das regras.
3. Estratégias de gestão de comportamento para promover um ambiente disciplinado e positivo.

Módulo IV – Avaliação Formativa: conceção e práticas 
1. Questões e respostas sobre a avaliação. 
2. Técnicas de avaliação formativa integradas.
3. Estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para envolver os alunos no processo de avaliação. 

Módulo V – Integração da Motivação, Avaliação e Disciplina na prática letiva e atividades
1. Planificação de um Projeto para Integração da Motivação, Avaliação e Disciplina na prática letiva e atividades.
2. Apresentação e partilha dos projetos.



FORMADORA: Leonor dos Santos Custódio Gonçalves

Avaliação

  • Avaliação final de 1 a 10, em conformidade com a Carta Circular CCPFC.3/2007.