As fontes sonoras:
- A importância do silêncio como elemento de perceção e produção musical;
- Identificação e descrição de fenómenos (vocais, corporais e/ou ambientais);
- Exploração tímbrica/ corporal/ instrumental do som;
Exploração tímbrica:
- Pulsação/ andamento;
- Ritmo;
- Percussão corporal e instrumental;
- Géstica e movimento.
Exploração rítmica/melódica instrumental:
- Utilização de grafismos convencionais e não convencionais para identificar e registar sequências de movimentos sonoros;
- Utilização de grafismos convencionais e não convencionais para identificar ritmos;
- Utilização de grafismos convencionais e não convencionais para representação do silêncio;
- Utilização do movimento do corpo a estruturas rítmicas/melódicas;
- Interpretação de canções com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica (pulsação), da respiração e da intensidade;
- Comunicação musical (movimento corporal, voz e instrumental);
Expressão Corporal:
- Comunicação não verbal, expressão e aquecimento
Valorização da música como elemento de identidade social e cultural.
A inclusão e música:
- Música promotora de inclusão;
- Estratégias diferenciadas para alunos com necessidades específicas.
Formador: António José Loureiro de Jesus