Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
1
FEV

2025
Horário
Pós-laboral
Duração
25 horas
Local de Formação
Leiria
Preço
10,00€
Vagas
0 Vagas
Tipo de Formação
Formação Presencial
Informação sobre a edição do curso (sem inscrições abertas) Música, inclusão, movimento e expressão
Horário
Pós-laboral
Início
01/02/2025
Fim
08/03/2025
Local de Formação
Leiria

-
Morada de Formação

-
Apresentação

Condições de Inscrição

  • Associado/a SPZC.
  • Por ordem de inscrição e pagamento para as vagas abertas.
  • Custo Administrativo de € 10 por formando a pagar na inscrição.
  • O pagamento é feito durante a inscrição exclusivamente por referência bancária (MultiBanco).
  • Inscrições online na página cf.spzc.pt / link divulgado via email.

Objetivos

CURSO DE FORMAÇÃO PRESENCIAL

Local: Leiria (a anunciar)


 Destinatários:

  • Professores dos Grupos: 100, 110, 910, 920 e 930.
    • Releva para efeitos de progressão em carreira.
    • Releva para efeitos de progressão em carreira na dimensão científica e pedagógica.
 

Conteúdos Programáticos

As fontes sonoras:

  • A importância do silêncio como elemento de perceção e produção musical;
  • Identificação e descrição de fenómenos (vocais, corporais e/ou ambientais);
  • Exploração tímbrica/ corporal/ instrumental do som;

Exploração tímbrica:

  • Pulsação/ andamento;
  • Ritmo;
  • Percussão corporal e instrumental;
  • Géstica e movimento.

Exploração rítmica/melódica instrumental:

  • Utilização de grafismos convencionais e não convencionais para identificar e registar sequências de movimentos sonoros;
  • Utilização de grafismos convencionais e não convencionais para identificar ritmos;
  • Utilização de grafismos convencionais e não convencionais para representação do silêncio;
  • Utilização do movimento do corpo a estruturas rítmicas/melódicas;
  • Interpretação de canções com controlo progressivo da melodia, da estrutura rítmica (pulsação), da respiração e da intensidade;
  • Comunicação musical (movimento corporal, voz e instrumental);

Expressão Corporal:

  • Comunicação não verbal, expressão e aquecimento

Valorização da música como elemento de identidade social e cultural.

A inclusão e música:

  • Música promotora de inclusão;
  • Estratégias diferenciadas para alunos com necessidades específicas.

 Formador:  António José Loureiro de Jesus

Avaliação

  • Avaliação final de 1 a 10, em conformidade com a Carta Circular CCPFC.3/2007.