Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
25.0 horas
Sigla
cf2402
Informação sobre o curso A importância de práticas pedagógicas alternativas/diferenciadoras na Educação Inclusiva
Duração
25.0 horas
Preço
10,00€
Condições de Inscrição

- Associado/a SPZC.
- Pagamento (Custo Administrativo) de € 10 por formando/Ação de Formação, por referência bancária (MultiBanco).
- Por ordem de inscrição, após pagamento, para as vagas abertas.
- É obrigatório ter conta GMAIL, a colocar na ficha de inscrição, para a realização dos trabalhos desta ação de formação. Se não tem conta gmail deve providenciar a sua criação, para poder ser aceite a sua inscrição.


CALENDARIZAÇÃO

Objectivos

CURSO DE FORMAÇÃO    

Destinatários:

Educadores de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

- Releva para efeitos de progressão em carreira.
- Não releva para efeitos de progressão em carreira na dimensão científica e pedagógica.

Conteúdos Programáticos

  • Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação e o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos
  • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
  • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).
  • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.
  • Apresentação de práticas pedagógicas diferenciadoras e reflexão sobre resultados obtidos com objetivo de melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.
  • Partilha de experiências.

 Formadora:  Lina Maria Pereira Fernandes

Avaliação

  • Avaliação final de 1 a 10, em conformidade com a Carta Circular CCPFC.3/2007.

Apresentação