Criar recursos educativos com Inteligência Artificial
Apresentação e enquadramento | duração
- Apresentação dos participantes (formandos/ formador) e enquadramento da ação;
- Apresentação e partilha de experiências, por parte dos formandos, sobre que ferramentas de inteligência artificial usam no dia-a-dia;
- Discussão sobre as potencialidades e benefícios educativos da IA, no contexto de ensino e de aprendizagem;
- Consciencializar para a importância do trabalho colaborativo na construção de aprendizagens com recurso a ambientes de aprendizagem;
- Desafios e Considerações éticas;
- Tendências Futuras.
Inteligência Artificial generativa e os "Prompts"| duração
- Definição, apresentação e criação de Prompts.
- Exemplos recorrendo aos chatboot Gemini e Copilot;
- Utilizar machine learning (ChatGPT) para gerar recursos e respostas coerentes e contextualizadas;
Criação de recursos didático educativos | duração
- Criar e planificar atividades ou recurso, utilizando IA para aplicação em contexto de sala de aula;
- Plataformas de apoiam ao trabalho do professor (School AI, Magic School);
- Criar apresentações (Gamma, SlidesGPT);
- Criar recursos pedagógicos (Curipod, Diffit, Eduaide);
- Expressão escrita e variações linguísticas (GPTZero, Undetectable AI);
- Para aceder a bases de dados de artigos científicos (Perplexity AI);
- Ferramentas de IA para criação de imagem (Looka, Leonardo Al).
Avaliação da formação
- Apresentação dos trabalhos;
- - Balanço da formação;
- - Reflexão final sobre a ação de formação
FORMADOR: Filipe Manuel da Conceição Franco